Confirmada

Formação:
As Alterações no Crescimento Craniofacial e os Hábitos Parafuncionais no Impacto Terapêutico

em formato Ead. (E-learning)

16 horas de E-formação

13 horas de estudo independente com "Tutoria".
3 horas em sala virtual com "E-Formador"

Curso
E-Learning
23
Maio
2020

Enquadramento

- O crescimento e o desenvolvimento do complexo craniofacial resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. Os comportamentos succionais estão reconhecidos como fatores etiológicos que podem causar alterações do padrão normal e afetar as características da arcada dentária e da oclusão.
A qualificação de um hábito deletério/parafuncional quanto ao dano causado no sistema estomatognático é resultante, entre outras, das variáveis, frequência, duração e intensidade.
A prevalência de hábitos orais deletérios varia entre 40,0%, num estudo com crianças dos 30 aos 59 meses de idade, e 73,4%, num estudo com crianças dos 3 aos 5 anos, sendo os mais comuns a sucção digital e da chupeta, sucção ou morder o lábio ou a língua, onicofagia, prática de morder objetos e bruxismo.
Pelo facto de os hábitos de sucção não nutritivos persistentes poderem resultar em problemas a longo prazo, recomenda-se a eliminação do hábito em crianças com idades superiores a 3 anos. Vários estudos têm referido que os hábitos de sucção não nutritivos (principalmente a sucção digital ou da chupeta) podem ser responsáveis por várias formas de má-oclusão infantil, como mordida aberta anterior, aumento do overjet e mordida cruzada posterior.
Sendo escassa a existência de estudos sobre a prevalência de hábitos parafuncionais e anomalias oclusais, principalmente na dentição mista, bem como sobre a relação entre ambos, e tendo em consideração o interesse e importância da temática para uma prática clínica mais completa e atenta, o presente curso pretende assim capacitar o terapeuta da fala, para a necessidade de atuar no diagnóstico e tratamento ortodôntico intercetivo em complementaridade com a área da Ortodontia.

Objectivos Gerais

- Apresentar ao terapeuta de fala a importância de uma abordagem multidisciplinar com a medicina dentária, de forma a colaborar com a compreensão quer do crescimento craniofacial, quer do sistema estomatognático, bem como com a atuação à terapêutica ortopédica dento-facial nas crianças que apresentam má-oclusão.
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem global no âmbito da intervenção do terapeuta da fala na intercepção dos hábitos parafuncionais, assim como no diagnóstico e terapêutica da má-oclusão.

Objectivos Específicos

- Conhecer a importância do crescimento esquelético craniofacial em Ortodontia.
- Saber analisar os fatores de controlo do crescimento craniofacial – crescimento do corpo em geral.
- Compreender o crescimento das bases ósseas maxilares e as suas implicações clínicas ortodônticas.
- Saber aplicar os conceitos de fisiologia muscular a nível do aparelho estomatognático.
-Enquadrar a má-oclusão e o tratamento ortodôntico no equilíbrio muscular.
- Compreender os tipos de deglutição, a sua maturação e alguns aspetos disfuncionais.
- Entender de forma aprofundada as características da língua em repouso e as funções da respiração e da fala.
- Identificar os padrões de mastigação e a sua influência no crescimento das arcadas dentarias.
- Conhecer a importância da hereditariedade como primeiro fator etiológico geral da má-oclusão.
- Descrever os defeitos congénitos (fenda labial e fenda palatina) e a sua influência na etiologia da má-oclusão.
- Entender a influência dos hábitos de pressão anormal e disfunção como fatores etiológicos gerais da má-oclusão.
- Compreender a importância da sucção anormal e do hábito de sucção digital na área ortodôntica.
- Analisar a influência da postura na etiologia da má-oclusão e a importância dos traumatismos e acidentes na área ortodôntica.
- Identificar os diversos tipos de mordida e a má-oclusão de acordo com a classificação de Angle.
- Compreender a mecânica ortodôntica enquanto indutora do movimento dentário e alteração óssea maxilar.
- Conhecer os aparelhos mais usados na ortopedia dento-facial.

Pré-Requisitos (para frequência do curso)

Certificado de conclusão de Licenciatura ou declaração de estudante comprovando a frequência ou equivalente legal nacional ou estrangeiro na área definida como destinatários do curso.
Conhecimentos gerais de navegação na Internet.
Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Metodología

- Expositivo – Apresentação multimédia; Visionamento de vídeos; Interrogativo – Formulação de questões dirigidas / abertas; Ativo – Estudos de caso; Resposta a fichas de atividade / testes de avaliação online.
As sessões decorrem em ambiente e-learning, através da plataforma de formação a distância, a qual possui diversas ferramentas formativas para ministro de sessões síncronas e assíncronas, bem como para realização de atividades pedagógicas e avaliações. O endereço da plataforma de aprendizagem virtual é: http://www.institutoepap/epapead/
Cada formando/a receberá as credenciais de acesso à plataforma e-Learning na sua caixa de e-mail, nomeadamente utilizador e senha.
Para assegurar confidencialidade da senha, será necessário que cada formando/a proceda à alteração da senha. A nova senha deverá ser alfanumérica (constituída por algarismos, letras minúsculas / maiúsculas e/ou símbolos).
Cabe a cada formando/a salvaguardar os dados de acesso à plataforma e-Learning, não fornecendo os mesmos a terceiros. O Instituto EPAP não terá acesso às novas credenciais. Contudo, o/a formando/a poderá recuperar a senha, se necessário. Para o efeito, O Instituto EPAP disponibilizará o nome de utilizador, a partir do qual o/a formando/a terá indicação da senha na sua caixa de e-mails.

Destinatários

Terapeutas da Fala e
alunos finalistas do curso da Terapia da Fala.

Número Clausus

Mínimo . 10 - Máximo . 25

Prazos de inscrição

até dia 21 de maio de 2020

Investimento

valor total de 50 € (cinquenta euros)
* O valor deverá ser efectuado após a sua inscrição e enviar o comprovativo juntamente com os documentos solicitados, para assim validar a sua inscrição
**Valor da formação pago é somente reembolsável no caso de não existir número mínimo de alunos.

Horário:

Ínicio da Formação- dia 23 de maio de 2020

Aulas em Sala Virtual
dias 30 e 31 de maio de 2020
entre as 18h até as 19h.30min

Exame dia 06 de junho de 2020
( Após a aula síncrona o aluno terá ate o dia 15 de junho para concluir todas as actividades propostas da formação. Devendo obrigatoriamente realizar o teste final disponibilizado na data mencionada).

Duração

10 meses

Processo de Avaliação da Formação

Não aplicável. Classificação Final: Apto ou não Apto.

Certificação

Após conclusão do curso o formando poderá requerer o seu certificado de conclusão. Esta certificação é feita através da Plataforma SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
No certificado constará a nota final obtida no curso. Todavia, isto só se verificará caso o formando cumpra os critérios de avaliação e obtenha da aprovação do curso ( nota superior a 9,5 valores na totalidade do curso). No caso de não cumprimento destes critérios, o formando receberá apenas um certificado de frequência, onde constará o número de horas e respetivos conteúdos lecionados.

O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT - Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após a sua solicitação.

Pré-Requisitos (equipamento)

Computador, internet, navegador web / browser:
Internet Explorer 7 ou superior; Google Chrome; Firefox 3 ou superior; ou Safari.

Outras informações

1. O Instituto epap se reserva o direito de não oferecer a Formação Profissional de Especialização se não for preenchido o número mínimo de vagas.

Parceiro

.

Formadora

voltar ao menu

Formadores

voltar ao menu

Conteúdos Programáticos

voltar ao menu

Conteúdos

Princípios Anatómicos e Fisiológicos do Sistema Estomatognático, Cardíaco e Respiratório

. Crescimento Craniofacial
. Aspectos de Fisiologia com Interesse Otodôntico
. Funções do Aparelho Estomatognático - Deglutição, Características da Língua em Repouso, Mastigação, Respiração e Fala
. Factores Etiológicos gerais da má-oclusão - Hereditariedade;

. Fatores Etiológicos Gerais da Má-oclusão -
Defeitos Congénitos e os Hábitos de Pressão Anormal e Disfunção
. Classificação da Má-oclusão e os Tipos de Mordida
. Bases Biológicas da Terapêutica Ortopédica Dento-facial
. Discussão de Casos Clínicos em Sala Virtual.

Métodos de Avaliação

voltar ao menu

Avaliação da Satisfação

A auto avaliação é realizada ao término da formação

A auto avaliação é realizada ao término da formação

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação final da formação é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovação a obtenção de um mínimo de 10 valores, bem como no seu equivalente na escala europeia de classificação.

A avaliação final da formação é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovação a obtenção de um mínimo de 10 valores, bem como no seu equivalente na escala europeia de classificação.

Filosofia

Este curso permite que o formando desenvolva aptidões de avaliar e executar planos de atendimento clínico de forma diferenciada, tendo uma base teórica atual e uma abordagem de raciocínio clínico que privilegia a utilização de novas tecnologias da saúde para a recuperação dos pacientes.

Este curso permite que o formando desenvolva aptidões de avaliar e executar planos de atendimento clínico de forma diferenciada, tendo uma base teórica atual e uma abordagem de raciocínio clínico que privilegia a utilização de novas tecnologias da saúde para a recuperação dos pacientes.

Regime de Faltas

A falta é a ausência do e-formando durante o período normal de formação a que está obrigado (p.e. videoconferência), pode ser justificada ou injustificada.
- Sempre que possível, no caso das formações, o e-formando deverá comunicar a sua ausência através do correio eletrónico do Instituto E.PAP (geral@institutoepap.com).
No caso dos cursos o e-formando deverá comunicar, através de correio eletrónico, ao coordenador de curso a impossibilidade de comparecer à ação de formação.
- A assiduidade do e-formando é avaliada através da visualização de todos os conteúdos.
- Para todas as ações de formação com dia e hora agendada, as faltas podem ser justificadas através da apresentação de uma justificação escrita, no prazo de 3 dias úteis. Consideram-se faltas justificadas as motivadas por facto não imputável ao e-formando, nomeadamente: doença, acidente, falecimento de parente próximo, nos termos da lei geral, cumprimento de obrigações legais (inspeção militar, prestação de declarações na polícia, julgamentos, etc.), cumprimento de deveres profissionais, necessidade de prestação de assistência inadiável a membros do agregado familiar, casamento e licença de maternidade ou paternidade.
- O Instituto E.PAP, reserva-se no direito de solicitar os comprovativos adicionais que entenda necessários à justificação da falta.
- O regime de frequência mínimo na ação de formação é aplicado da seguinte forma:
Formação: Visualização de todos os conteúdos
Curso: Variável (regulamento específico do curso)

Informações Complementares

Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso. Há também em cada módulo, encontros de forma síncrona com o formador, onde os formandos poderão esclarecer dúvidas e participar de discussões clínicas propostas pelo formador.
O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
Pode aceder às aulas assíncronas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até 15 após o último dia de formação.
Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.