Método de Exploração Clínica Volume – Viscosidade (MECV-V) disponível para download gratuito!

O Método de Exploração Clínica Volume – Viscosidade (MECV-V) para a detecção da disfagia orofaríngea – versão em Português Europeu, foi proposta a sua tradução e adaptação pela Dr.ª Susana Mestre e Dr. Adriano Rockland, e submetida a um painel de peritos e está disponível para download a partir do website do Instituto epap através do menu ou através dos links: Documento completo http://bit.ly/mecv-v_PT ou apenas a folha de registo para impressão http://bit.ly/fr-mecv-v_PT

mecv-v-CRN2

Instrumento original: Clavé P, Arreola V, Romea M, Medina L, Palomera E, Serra-Prat M. Accuracy ofthe volume-viscosity swallow testfor clinical screening of oropharyngeal dysphagia and aspiration. Clin Nutr 2008; 27(6): 806-15.

O estudo original foi testado e validado com o RESOURCE® Espesante (Nestlé Health Science), contudo para a aplicação deste instrumento com outros espessantes, é aconselhável adaptar as viscosidades de acordo com as características de cada marca.

O Método de Exploração Clínica Volume-Viscosidade para a deteção da disfagia orofaríngea foi desenvolvido a partir de uma ideia original do Dr. Pere Clavé Civit com a colaboração da Dr.ª Viridiana Arreola García e Nestlé Espanha, S.A.

Reservados todos os direitos. O conteúdo do instrumento não pode ser reproduzido, o todo ou a parte, nem retransmitido, nem registado por algum sistema de recuperação de informação, sem a autorização escrita da Nestlé Espanha, S.A.